segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dando entrada nos papéis de Adoção!! Documento necessários..

Quinta passada nós demos entrada nos papéis de adoção..:)
A Vara da Infancia e Juventude de São Carlos fica aberta das 12:30 às 19:00 hrs.
assim quando foi 12:20 nós já estávamos parados na porta do cartório..rsrsr. A mulher conferiu os papéis e nos deu um requerimento para assinar, ela disse que ainda iam preparar um protocolo e só depois mandariam os papéis para as assistentes sociais e as psicólogas... chegando lá, o andamento do processo ia depender da quantidade de serviço...quanta burocracia meu Deus!!!...aff...
 Bem, agora é aguardar... Esperar o telefone tocar...


Segue a lista de documentos necessários para dar entrada nos papeis de adoção que tivemos que providenciar:
  
  • Cópia do RG e do CPF do casal.
  • Cópia da Certidão de Casamento atualizada. É só ir até o cartório aonde foi realizado o casamento e pedir, o documento fica pronto na hora, eu paguei R$ 32,00 por ele...Nós casamos em Araras, então minha sogra foi até o cartório com a data do nosso casamento e os nossos nomes e providenciou o documento para nós..
  • Cópia da Certidão de Nascimento atualizada caso o pretendente seja solteiro.
  • Comprovante de residência.
  • Ficha cadastral preenchida. Essa ficha é dada no cartório.
  • Certificado de conclusão do curso preparatório para pretendentes à adoção.
  • Comprovante de rendimentos.
  • Fotografia 3 x 4 dos pretendentes.
  • Fotografia da casa, tiramos fotos da sala, cozinha, quarto das crianças, do casal, banheiro das crianças e da fachada de casa, um total de 6 fotos.
  • Atestado de sanidade física e mental. Nós pedimos para uma prima nossa que é médica preparar esse documento. Ela preparou em um papel simples, um receituário médico com os seguintes dizereres:
Declaro para fins de direito, que ....., portador do RG...., encontra-se em perfeitas condições de saúde física e Mental.

Sem mais, ...(data, assinatura e CRM do médico e o carimbo).

Simples assim!!

Na hora da entrega tem que levar todos os originais. Tem que ir o casal, pois os dois tem que assinar o requerimento. Nós lemos em algum blog, ou site, não me lembro, que precisava levar o Atestado de Antecedentes Criminais...nós pegamos na Internet e levamos também, não precisava, mas a mulher do cartório falou que já que tínhamos tirado podíamos anexar junto. Na verdade, a Psicóloga disse que é necessário sim esse documento, mas que não precisávamos nos preocupar porque eles providenciam! 

Importante dizer!! Aqui em São Carlos, interior de São Paulo não foi necessário levar nenhum documento autenticado!!!!!!! Vários blogs falam que é necessário, aqui não foi, ta bem!! Não sei como é em outros lugares, mas na hora em que vamos pegar a ficha cadastral, o pessoal do cartório explica tudo direitinho. Não adianta juntar os papéis e ir no cartório, tem que fazer o curso e preencher essa ficha!!!

Bem, agora é só aguardar, conter nossa ansiedade e orar!! Pedir a Deus que seja feita à sua vontade...

Bjocas!!!

6 comentários:

  1. Ahhh pq será que muda de lugar pra lugar? Os documentos em geral são os mesmos, mas tem sempre um detalhezinho aqui e ali que muda, não entendo o pq disso.

    Mas enfim, que bom que já levaram tudo!!! Agora foi dada a largada MESMO. Tomara que a assistente social ligue logo para marcar essa entrevista, morro de curiosidade pra saber como é.

    beijoooooo

    ResponderExcluir
  2. Oi Patricia, fiquei muito feliz em te ver lá no nosso blog e com os comentários tb.

    Parabéns, agora vc está grávida! Não sabemos ao certo quanto tempo será esta gestação mas ela de fato se iniciou.

    Agora é esperar o grande dia, com muita paciência (e quanta).

    As vezes apesar da nossa fé ficamos com a sensação momentânea de esquecemento. Mas não ele não nos esqueceu, Deus está sim olhando por vc, mesmo qdo não há resposta evidente de infertilidade, mesmo com a toda a espera que precisar passar.

    O filho(a) de vcs virá, acredite. Um dia vc ouvirá um choro no meio da noite que vai se calar com a sua presença, vai ouvir Mamãe tantas vezes que nunca terá como contabilizar, rs.

    Estamos aqui torcendo por vcs, acampanhando e comentaremos sempre que possível.

    Vou orar também, Deus está ouvindo. Oração de mãe ele ouve mais rápido (é o que parece) e nós somos mães, em preparação, rs.

    Bjos nossos

    ResponderExcluir
  3. Agora é só esperar!! Rapidinho a cegonha passará por aí...Estamos na torcida e ansiosas para conhecer a carinha do filhote.

    ResponderExcluir
  4. Que coisa boa, Patrícia! Estou na torcida para que dê tudo certo e o seu bebê não demore. 'Bora ter fé que, apesar da burocracia, tudo vai dar certo!

    Só uma perguntinha: vocês vão escolher sexo, cor e/ou idade da criança?!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Paty! Vi o seu link no blog da Pri e vim dar uma "espiadinha".
    Fico chocada com a burocracia da adoção, sobretudo, pois na maioria dos casos as pessoas que buscam a adoção só querem alguém para dar seu amor e carinho. Claro que o começo não deve ser fácil, mas e quem disse que chegar em casa com um bebê "da barriga" com 3 dias é fácil e não tem que ter uma adaptação?
    Boa sorte para vcs nesta busca e torço para dar tudo certo!
    Bjinhos,
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Oi, muito bom o post, tirou minhas dúvidas,bjs

    ResponderExcluir