sábado, 22 de outubro de 2011

Primeiro dia do Curso Preparatório para Pretendentes à adoção!!

Momento ao final do curso!
Quarta feira passada (19/10) foi nosso primeiro dia do Curso Preparatório para Pretendentes à Adoção. Aqui em São Carlos esse curso é dado 3 vezes ao ano, quando fomos tentar dar entrada nos papeis de adoção nos disseram que a próxima data seria em maio, mas nessa data meu marido tinha um curso para dar em outro Estado, por isso tivemos que optar pela data de outubro, agora imaginem nossa ansiedade desde então!! O curso ia começar às 16:00 hrs quando foi 14:30 eu já estava pronta sentada no sofá...rsrs...

O fórum é aqui do lado de casa e por isso fomos andando, conversando assuntos irrelevantes para tentarmos disfarçar o nervosismo. Eu li em muitos blogs que essa reunião era como uma dinâmica de grupo e eu odeio esse tipo de coisa, mas enfim...A reunião foi no Salão do Júri, lindo lugar, mas com uma energia super pesada, me senti como no seriado Law & Order do Universal.  Estávamos em 10 casais (nós éramos os mais novos). Neste primeiro dia quem falou foram as assistentes sociais (AS) abordando os aspectos legais da adoção. 

Elas já começaram com um vídeo sobre a vida do Milton Nascimento e como sua adoção foi "atípica" para aquela época (contarei sua história numa próxima oportunidade), uma forma de nos fazer pensar e repensar sobre nossas escolhas acerca da adoção. Muitas pessoas desejam adotar desde que a criança seja um bebe de até 6 meses de idade do sexo feminino e pele clara, sendo que a maioria das crianças disponíveis à adoção são crianças mais velhas e geralmente de pele parda ou negra. 

O tema mais questionado foi o tempo, quanto tempo demora para que nós possamos estar com o nosso filho em nossos braços? Segundo uma das assistentes sociais, entre agente entrar com os papéis e o tão sonhado APTO PARA ADOÇÃO, dado pelo juiz, pode demorar cerca de 3 meses (isso aqui em São Carlos). Depois de realizado o curso a pessoa recebe um certificado que deverá ser entregue na Vara da Infância e da Juventude junto com os outros papeis exigidos. Tudo isso vira um processo, a partir dai serão marcadas reuniões, o número  vai depender de cada casal, ou seja, se eles sentirem que o casal está inseguro, ou se não estão em um bom momento emocionalmente ou financeiramente falando, eles marcam mais reuniões...mas o mínimo é de 3 reuniões com cada um (AS e psicólogo), uma com o casal junto e outras duas com o casal separado e por último segue a visita na casa. Uma vez terminado esse processo, a decisão da parte técnica vai para o Promotor de Justiça que dá o seu parecer que então será mandado para o Juiz e esse da a decisão final!!


À respeito da demora para se encontrar a criança, isso vai depender da gente, quanto mais exigências mais demorado, elas deixaram bem claro que se agente especificar que queremos uma menina de 1 ano, se aparecer um menino de 1 ano eles não vão nos ligar..


Falaram muito sobre a Nova Lei de Adoção:  LEI N 12.010, DE 3 DE AGOSTO DE 2009. Os principais pontos foram:

  • Deve se esgotar todas as tentativa da criança ou do adolescente ser adotado por algum parente, só depois ela poderá ser adotada por uma outra família. 
  •  A criação do Cadastro Nacional De Adoção (CNA), todo mundo que entra na lista vai para o CNA para que eles possam ter dados sobre a adoção no Brasil, porém, nós podemos escolher se queremos nos cadastrar somente no Cadastro Local da nossa cidade, o Cadastro do Nosso Estado, no CNA ou ainda nos 3. Podemos também especificar em quais Estados queremos nos cadastrar, por exemplo, desejo me inscrever no CNA mas não quero nenhuma criança do Estado de São Paulo.

Houve um momento em que senti com um balde d'água fria fosse jogado sobre mim. Foi quando ela disse que a tal Adoção Consensual, que é aquela qm que a mãe da criança vai até o juiz e fala que quer dar a criança para você É PROIBIDA!! Confesso que isso me pegou de surpresa, eu não imaginava que isso era crime!!! Estava muito esperançosa e já tinha mobilizado todos os meus conhecidos, para que se alguém soubesse de alguma mulher que quisesse dar seu filho para adoção para me procurar. A justificativa, e eu tenho que concordar com eles, é que por causa desse tipo de adoção que a fila não anda, e é verdade né, infelizmente...


Na última parte do curso, elas falaram um pouco sobre as estatísticas, compararam os dados de São Carlos e do Brasil e por fim passaram um filme sobre a situação das crianças mais velhas que estão para adoção, a tristeza que é quando elas atingem os 18 anos e tem que deixar o abrigo...Mostraram um caso em que q adoção foi feita de forma ilegal e a justiça descobriu e mandou a criança para um abrigo..E situações de adoção que deram certo!! 

Ao final da reunião a AS pediu desculpas por ter sido tão direta, e que ela sabia que tudo aquilo que elas haviam falado era desanimador...Mas para nós o efeito surgiu de uma forma contrária, ficamos mais animados ainda...Voltamos para casa planejando mudar o escritório de quarto para que a criança fique mais perto do nosso quarto...Decidimos pintar o quarto no feriado e comprar um guarda roupa (compramos hj cedo..rsrsr). 

E para terminar com chave de ouro saímos para jantar fora, estava uma noite gostosa, sentamos em um barzinho aqui na esquina de casa e comemoramos essa primeira etapa...


Quarta que vem a reunião será com as psicólogas.. Quase me sinto grávida..rsrsr...Após o óvulo ser fecundado na Trompa de Falópio ele se desloca para a perde do útero aonde será "fixado", a tal fase da Nidação que demora cerca de 1 semana..Então, semana que vem meu óvulo já fecundado será fixado no útero já que agente já vai dar entrada com os papeis no mesmo dia...A maioria das mulheres demora cerca de 3 meses para perceber que estão grávidas, esse será o tempo da análise técnica, fase difícil, nervosismo, será que estou?? Será que não?? E o dia do resultado final do juiz será nosso teste de gravidez, e seu Deus quiser ele será o tão sonhado Beta Positivo!! 

Bjocas





6 comentários:

  1. Oi minha linda, amei ler, estou torcendo, adorei a comparação da gravidez com a adoção, vai dar tudo certo, confia em Deus, por mais que estejas ansiosa, entrega prá Deus, terás um filho abençoado e será de vocês, tal qual tivesse gerado, acredite, nada acontece por acaso, eu nao sabia que era crime também falar com a mãe da criança, bom, vivendo e aprendendo né? Adorei ver a foto de vocês, achei lindo o casal, tu és muito linda, adorei te ver em foto recente, beijinhos, amiga, to torcendo, um bom findi.

    ResponderExcluir
  2. Que máximo tudo isso! Nós também pensamos na adoção como uma gestação... e esse Positivo do juiz tão aguardado hein?? Aff não vejo a horaaa

    Eu achei que demoraria mais tempo, 3 meses é um bom prazo né? Quarta-feira é a minha vez, vou contar tudinho também até pra gente ver se muda muito de uma cidade a outra.

    Beijoca estamos torcendo muito!

    ResponderExcluir
  3. Muito emocionante a história de vocês!! Ficaremos na torcida para que o tempo voe....Lutamos muito para conseguirmos nossa Pequena, hoje com duas mamães, e sabemos exatamente o que um filhote representa para nós.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Que máximo achei tudo de bom agora nos deu mais e mais vontade de ir!!!!!
    Adorei as dicas...bj amore fica na paz

    ResponderExcluir
  5. Paty,

    Que bom que começou!!!!!
    Imagino como vc deve estar animada!!!!!

    E aí, que cor escolheu para pintar o quarto?????

    ResponderExcluir
  6. nossa fiquei emocionada os meus papeis foram p juiz e assim que ele decidir, ela vai vir aqui em casa nos visitar nossa to super ansiosa tbm, o curso ela disse que vai explicar sobre ele depois que vir aqui em casa nossa que ansiedade rsrs

    ResponderExcluir