terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Vamos dizer não à qualquer tipo de Preconceito!!!

Olá meus queridos amigos, que nosso ano de 2012 seja infinitamente melhor que o de 2011, e que o ano não acabe no dia 12/12/2012...kkk



Eu cheguei aqui hoje com a intenção de falar sobre um outro assunto bem mais leve, mas me deparei com uma notícia do blog Psicologia e Adoção que me deixou no mínimo indignada!!

Estamos em pleno século 21, e ainda nos deparamos com esse tipo de notícia. 

Confesso que sempre fui a única negra nos ambientes que frequento desde pequena, escola, faculdade...mas nunca sofri nenhum tipo de preconceito aparente! Sou filha de mãe branca (muito branca) e pai negro, minha irmã é braaancaaaaaaa, mas nunca enxerguei ela branca, estranho isso, não sei explicar.

Quando pequena, tinha uma tia extremamente racista, ela sempre "sugeria" que minha mãe fosse sozinha nas festas dos meus primos, levando somente minha irmã. Claro que só fiquei sabendo disso quando adulta, pois o resto da minha família sempre protegeu a mim e a meu irmão desse tipo de atitude.

Foi só depois de grande, quando comecei a namorar o Rafa (loiro alemão) que eu conheci essa palavra preconceito de perto. E esse preconceito vem de todas as formas. 

Quando eu morava em Santo André, SP, em um prédio de classe média Besta as empregadas me cumprimentava com muito entusiasmo, já os moradores mal me olhavam (achando que eu trabalhava no prédio). Uma vez estava me dirigindo ao play com a filha de uma amiga no colo (loirinhaaa) e minha amiga seguia mais a frente com a outra filha, uma moça passou cumprimentou minha amiga, que não era moradora,  e ignorou meu cumprimento.

Aqui em São Carlos então nem se fala, aff..pareço um ET aonde quer que eu entre, principalmente quando estou de mãos dadas com meu marido...

Pior são os comentários: "nossa, os filhos de vocês terão uma cor linda.." Ué, minha cor não é bonita?? E a do meu marido?? 

Café é bom...leite é bom.. e café com leite também é bom...

E estamos falando só de preconceito racial!! Meu melhor amigo é homossexual, e meu Deus!! As histórias dariam outro post

Triste, muito triste tudo isso, essa criança do caso da pizzaria levará isso para o resto da vida, e não me venha dizer que ele irá superar, porque ele é esclarecido, tem o amor dos pais, bla bla bla....Balela!!! Sofremos sim!! Podemos não demonstrar, mas sofremos sim!!!

Bjocas

















5 comentários:

  1. Paty, minha amiga

    Vc voltou!!!!!!
    E aí, como estão as coisas?????
    Que saudades de vc!!!!!!!!


    Quanto ao seu post...

    Puxa vida, é engraçado como o preconceito ainda existe pleno século 21 né???? Tantas notícias absurdas a gente vê e escuta...

    Todos nós somos iguais perante ao Senhor, independente de raça, classe social, opção sexual ou religião!!!!!!

    Eu já sofri preconceito por eu ser gordinha mas hj encaro de uma forma bem natural, mas já fui bem discriminada por ser assim...
    Mas é a vida!!!!! Feita de altos e baixos!!!!
    O importante é não deixar a peteca cair e se passar dos limites o negócio é denunciar, pq preconceito é crime!!!!!!!

    Um beijo grande e um ótimo 2012 pra vcs!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty! Você imagine então o que é ser negro nos estados do sul do Brasil! Eu tenho alguns amigos na minha cidade natal (caxias do sul-RS) que são negros e já me contaram histórias vergonhosas. Aqui em Curitiba também é assim.
    Meu bisavô, que morreu quando eu era criancinha, achava que negro não era gente literalmente. Ele achava que era macaco. Era estranho pq não era um xingamento, não era para diminuí-los, ele REALMENTE achava que era macaco por pura ignorância imagina!!! Aff...

    Agora é interessante que a gente, seja você pela cor ou eu pela orientação sexual, tente sempre combater o preconceito com orgulho e cabeça erguida. Eu sou tarada num neguinho, meu sonho é ter filhos negros (mas se vierem brancos, vermelhos, amarelos, azuis, verdes...kkkkk também adorooooooo!). Sei que vou enfrentar uma batalha com eles, pela cor, pela adoção e, principalmente, pela maternidade dupla. Mas quero prepará-lo(s) para o melhor, para que saibam se defender e ter orgulho do que é(são).

    Beijo grande e desculpe o sumiço e a falta de posts, ando numa turbulência profissional maluca! Mas logo logo vou voltar a escrever!

    ResponderExcluir
  3. Oi, é a primeira vez que visito seu blog e estou no processo de habilitação também. No meu caso estamos com o processo quase finalizado, só falta a juíza dar o parecer final e nos considerar habilitados para entrarmos na fila. Moro em Curitiba e aqui o processo é muito organizado, a gente acompanha pela internet todos os passos. Mas não deixa de ser demorado, viu. Entreguei toda a papelada no dia 22 de julho/11, fui chamada para participar do curso obrigatório de pretendentes à adoção em outubro e só em dezembro a psicóloga da Vara de Infância nos contactou para agendar a entrevista. Fizemos a entrevista em 08 de dezembro e até agora a juíza ainda não julgou nosso processo... Pra piorar pegamos o tal recesso de fim de ano. E tudo isso somente para ser considerado apto a adotar e daí sim começa a grande espera pelo nosso filho. Aqui na minha cidade dizem que é bom ficar no pé no pessoal da Vara, ligar, insistir, pois assim vc se faz ser lembrada e fica por dentro do seu processo. Espero ter ajudado! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Patricia, sdd de vc e do seu blog, rs. Como diz a PPiu e a Ti (mamães da Mariah), é possível sentirmos saudade de quem nunca vimos? Sim, rs.

    Pois é, o preconceito impregna toda uma sociedade, é incrivel como o amor não, mas o preconceito sim. Nós homossexuais podemos dizer isso com muita precisão.

    Antes eu nem me recordava de nem um olhar estranho porque realmente não me atentava à eles, agora trabalhando em um hospital parece que vejo o preconceito a todo momento.

    Já passamos por algumas situações constrangedoras inclusive em uma grande casa de show aqui em São Paulo (HSBC Brasil), mas enfim...por isso é tão importante nos aceitarmos como somos, para que isso não acabe com uma vida linda que temos pela frente.

    Não importa quem não nos aceita e sim quem nos aceita e nos ama.

    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Eiii cadê vc? E novidades?? Eu finalmente escrevi no blog atualizando o povo, mas estou bem atrás de vc hehehehe Mande notícias! bjãoo

    ResponderExcluir