terça-feira, 15 de novembro de 2011

Quando a mamãe virou um monstro!!

Ironicamente esse livro foi achado na casa do pequeno menino morto.
Ontem, 14/11/2011 eu estava passando pelos canais abertos à tarde quando uma manchete do programa Brasil Urgente da Band me chamou a atenção. Era o caso do menino de 2 anos morto em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, após ser espancado pela mãe e pelo padrasto. O menino apresentava lesões na cabeça, nas costas e sinais de violência sexual. 

Achei tudo isso um absurdo, mas o que mais me chamou atenção foi a declaração dos vizinhos, que dizem ter denunciado os maus tratos ao Conselho Tutelar, que esteve no local, levou a criança, que no dia apresentava lesões nos dois olhinhos,e mesmo assim para a indignação de todos a criança foi devolvida a mãe...A justificativa dada pela Conselheira Tutelar foi que a médica confirmou a "tese" da mãe de que aquelas lesões foram causadas pela queda do menino do berço. 

Ouvi ainda a declaração de uma vizinha que diz ter ligado para a avó materna do pequeno anjinho, que detinha a Guarda da criança, e alertado sobre as agressões, e essa também não tomou nenhuma providência. 

Como pode?? Todos os envolvidos nessa história tem um pouco de culpa na morte do pequeno Nicolas...

 Como pode, uma mãe espancar um filho ate a morte??

Como pode uma médica acreditar que o menino tinha lesão nos dois olhinhos por causa de uma queda do berço?? Qualquer leigo sabe que um tombo do berço não vai causar uma lesão nos dois olhos da criança, ta na cara que a criança apanhou..

E os vizinhos?? Moravam todos lado a lado em uma Vila, impossível não escutar os maus tratos..tá, tudo bem, até que eles tentaram alguma coisa, mas tinham que ter feito mais...Eu, no lugar deles, ligaria todos os dias para a polícia, até que aqueles monstros fossem presos...

Mas o pior pra mim foi saber que quem tinha a guarda da criança era a avó materna..O que que essa mãe, usuária de crack, estava fazendo com essa criança???

De acordo com a Nova Lei de Adoção:

- Traz o conceito de família extensa (ou ampliada), pelo qual se deve esgotar as tentativas de a criança ou adolescente ser adotado por parentes próximos com os quais o mesmo convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade. Assim, por exemplo, tios, primos, e cunhados têm prioridade na adoção (não podem adotar os ascendentes e os irmão do adotando).

Quer dizer, a guarda dessa criança foi dada a avó, essa sabe lá porque motivo, deixou que a mãe levasse a criança para morar com ela e com o padrasto. Algum motivo teve para que a guarda tenha sido retirada da mãe e dada a avó, e essa, descumprindo uma decisão judicial, devolveu a criança à mãe...

Esse tema foi o mais discutido durante o curso preparatório para pretendentes a adoção. Porque tentar manter a criança na família? A resposta é que tudo é feito pelo bem da criança..Bem da criança?? Será que era isso que aquela pequena criança queria??

E o pior de tudo é que no dia do curso eu ainda dei esse exemplo, que geralmente a guarda vai para a avó, e quem garantia que essa não iria deixar a mãe levar a criança  novamente??? 
Triste, muito triste...



MATÉRIA G1


15/11/2011 10h38 - Atualizado em 15/11/2011 12h52

Conselho Tutelar foi avisado sobre agressões a bebê, dizem vizinhos

Polícia apura atuação de conselheiros tutelares em Ribeirão Pires, Grande SP.
Casal foi preso suspeito de assassinar menino de 2 anos; suspeitos negam.

 

O Conselho Tutelar de Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, havia sido avisado havia dois meses sobre supostas agressões de um casal a uma criança de 2 anos de idade, informaram vizinhos e parentes do homem e da mulher que foram presos após a morte do menino no domingo (13) suspeitos de assassinato. A Polícia Civil vai investigar a atuação dos conselheiros tutelares no caso para saber se eles podem ser responsabilizados de algum modo pelo que ocorreu com a vítima.

De acordo com a investigação policial, o padrasto e a mãe da vítima são usuários de drogas. Ambos negam o crime: afirmam que encontraram a criança morta em casa, mas o boletim de ocorrência informa que há sinais de lesões nas costas, cabeça, estômago e vestígios de violência sexual na vítima.

A mulher, de 22 anos, é usuária de drogas e afirmou que não estava em casa na noite de sábado (12). Ela foi encaminhada para a carceragem da Delegacia de Ribeirão Pires. O homem, de 41 anos, foi levado para a Cadeia Pública de Santo André.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, a criança chegou morta ao Pronto-Socorro São Lucas.
 

5 comentários:

  1. Histórias como essa são de arrepiar! Essa lei da adoção também não me desce bem pela garganta... Quer dizer que ainda se dá mais valor aos laços de sangue do que ao afeto, ao desejo de constituir família e às condições de oferecer um lar digno?? Se esse menino tivesse sido encaminhado para a adoção, jamais teria sofrido como sofreu...

    Concordo com vc... Isso é triste, triste demais.

    ResponderExcluir
  2. Taí uma coisa que eu SEMPRE vou me perguntar, e acho que nunca vou chegar a uma resposta: por que insistir em manter uma criança com a família biológica, quando é mais do que ÓBVIO que esse não é o melhor meio para ela! Ai, ai... o Brasil ainda tem que melhorar muito nesse aspecto, parar de valorizar TANTO laços sanguíneos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito triste mesmo o ocorrido, principalmente por toda essa tentativa de salvar essa criança, mas o conselho tutelar não o fez e avó também não. Inclusive os próprios parentes e vizinhos da mãe e do padrasto estão contra eles (ufa, pelos menos...).

    E fica uma dúvida pra mim em manter uma criança no meio familiar (sanguíneo). Tenho uma colega que passou por isso e sofreu muito, tanto que existem ainda as marcas emocionais em ter sido mantida no meio "familiar".

    Já na minha família isso aconteceu também, um tio adotou a filha da irmã e foi bom para o bebê que hoje é uma mulher.

    Eu não sei se realmente este é o melhor caminho para todos os casos.

    ResponderExcluir
  4. Nesses casos quando um casal demonstra qualquer sinal de agressividade contra uma crianca antes que o pior aconteca, esta crianca deve ser retirada p sempre deste lugar e deve ficar sobre a guarda de alguem q a proteja e nao que va entrega-la p bandidos novamente e qualquer leigo sabe que a avo nao e a pessoa mais indicada pois, e isso que acontece ela devolveu a crianca p morrer. E as leis precisam ser severas. Um homem deste devia ser levado a forca a um hospital e rancar tudo p ele fazer xixi sentado e nunca mais poder ser pai porque pai de verdade nao pensa em sexo ao olhar para um filho e esta mae tambem tinha de levar para um hopital costurar a chana dela e rancar o utero porque cadeia nao paga crimes absurdos com anjinhos indefesos . Infelizmente esses crimes de morte deveria levar esses assacinos em praca publica e fazer o mesmo se arrancou os dentes de uma crianca tem que amarrar o peao e rancar os dele tambem so assim teriam um pouco de medo e quem tem do tem q ir junto,cadeia nao conserta almas ruins ,quando com pedra se fere com pedra tem que ser ferido.



    ResponderExcluir
  5. Voceis que usam calcas e tem nome de homem va matar seus desejos com pessoas adultas que estao querendo o mesmo que voceis e nao com uma crianca pessoas que tem esses tipos de atitudes e que deviam ser usadas como cobaia em laboratorios em vez de ficar comenda nas nossas costas. Uma dia vi um video na tv de um macaco cobaia amarrado e vivo sem nenhum medicamento abriram a sua cabeca p ver o funcionamento de seu cerebro ,o coitado sofreu muito sem agua sem comida . Neste mundo os indefesos e inocentes sao os culpados e e eles que sofrem esta na hora de mudar usar esses marginais de cobaia seria bem justo e sobraria dinheiro nos cofres publicos e nao faltaria o pao na casa do cidadao de bem.

    ResponderExcluir